sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Patrimônio e Paisagem

No dia 26 de agosto, o Parque Estadual do Sumidouro recebeu os integrantes do Projeto "Patrimônio e Paisagem" para visitação a alguns atrativos da unidade de conservação e também do entorno. O projeto é uma iniciativa da CAMPO - Cultura, Meio Ambiente e Patrimônio, com patrocínio da Holcim, sendo a maioria dos participantes professores e estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Pedro Leopoldo.

Baseado na metodologia de Educação Patrimonial do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o projeto propõe a articulação entre processo educacional e as demais dimensões da vida comunitária, possibilitando que a paisagem cultural do município de Pedro Leopoldo seja objeto e contexto de aprendizagem por meio da observação, registro, exploração e apropriação. Técnicas de produção da memória por meio da fotografia visam oferecer uma "educação pela imagem".

Neste sentido, uma das atividades que o projeto propõe é o registro fotográfico do patrimônio natural e histórico da cidade, para posterior formulação de um catálogo digital a ser disponibilizado ao público em geral.

Nos primeiros encontros do projeto, os participantes foram enfáticos em citar o Parque Estadual do Sumidouro como um dos grandes patrimônios do município.

Para saber mais:
http://patrimonioepaisagem.com.br/
https://www.facebook.com/patrimonioepaisagem/



Fotos cedidas pelos organizadores do projeto.