segunda-feira, 27 de julho de 2015

Sumidouro em Cena - retirada de ingressos



Evento promovido pelo grupo "Amigos do PESU"

Para mais informações: sumidouroemcena@gmail.com / 7103 9159
 
 
 

O Sumidouro em Cena vem aí!

Festival de Arte e Música Folk no Parque Estadual do Sumidouro no dia 1 de agosto!
 
Informações: sumidouroemcena@gmail.com / 7103 9159
 
 
 

Rede TV grava no PESU


Na semana passada, o Parque Estadual do Sumidouro recebeu a equipe da Rede TV para gravação de um programa sobre a Rota Lund.
A Rota das Grutas Peter Lund é inspirada na trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, pela região que compreende todo o Parque, além de outras localidades relevantes.
A reportagem será exibida dentro de aproximadamente um mês, em rede nacional da TV aberta no programa jornalístico Good News, que vai ao ar às sextas-feiras às 22:30h.
Na oportunidade, disponibilizaremos a data de exibição e também o link de acesso da reportagem.
 









 

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Curso de viveirista

Funcionários do Parque Estadual do Sumidouro foram convidados pela gerência do Parque Estadual Serra do Sobrado, localizado em São José da Lapa, para participarem do “Curso intensivo de viveiros e produção de mudas”.
 
O curso foi ministrado pelo engenheiro florestal Sérgio Barbosa, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR Minas.
 
Foram abordados temas como planejamento e instalação de viveiros, reprodução vegetal, substratos, adubação, sementes, semeadura, manejo dentro do viveiro, rustificação, dentre outros.
Os participantes do PESU visam agora aprimorar o viveiro já existente no Parque e repassar o conhecimento adquirido para os demais funcionários da Unidade de Conservação.
O Parque Estadual do Sumidouro agradece o convite do Parque Estadual Serra do Sobrado!
 

 

quinta-feira, 23 de julho de 2015

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Oficina de Registro e Patrimônio Cultural – A questão do olhar aplicado à Rota das Grutas Peter Lund



O prazo limite para inscrição é dia 02/08 e deve ser feita por meio do seguinte formulário: http://goo.gl/forms/aP8b9goGxE.
 
 A oficina acontecerá nos dias 24, 25 e 26/08 em Lagoa Santa e a divulgação dos selecionados será divulgada dia 06/08.
 
Perfil dos participantes: condutores de grutas, guias locais, pessoas que possam multiplicar esta ação e/ou mesmo que precisam ser sensibilizadas quanto à questão do patrimônio e do turismo.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Equipe do PESU visita a RPPN da Lafarge


A equipe do Parque Estadual do Sumidouro está realizando visita técnica à área da RPPN Fazenda Bom Jardim, em Matozinhos.
O objetivo é conhecer de perto as riquezas arqueológicas, espeleológicas e naturais do local.
RPPN quer dizer Reserva Particular do Patrimônio Natural. É uma área privada com o objetivo de conservar a diversidade biológica, sendo permitida a pesquisa científica e a visitação turística, recreativa e educacional.
A área abrange o mirante da lagoa Bom Jardim, o portal da Babuca, ruínas da Fazenda Bom Jardim, centro de apoio, viveiro de mudas e a gruta do Ballet – principal atrativo.
A gruta do Ballet abriga o “ritual da fecundidade”, um painel de pintura rupestre com supostas ilustrações sobre a vida dos homens e mulheres que habitavam a região há milhares de anos.
Para saber mais sobre a visitação, envie uma mensagem para rppnlafarge.ext@lafarge.com.