segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Portaria relativa a escalada faz 4 anos

No último dia 5, a Portaria IEF nº 138 de 2011, que estabelece procedimentos a serem observados para a realização de escaladas esportivas no Parque Estadual do Sumidouro (PESU), completou quatro anos.
 
Edgardo Abreu, Presidente da AME - Associação Mineira de Escalada, apresentou um depoimento sobre a importância da referida Portaria:
 
"O Parque Estadual do Sumidouro é a primeira Unidade de Conservação (UC) de Minas Gerais a incluir no programa de Uso Público a prática da escalada em rocha. Ao longo destes quatro anos, a gestão pública da escalada no PESU foi balizada pela portaria no 138 de 2011, acompanhada pelo Conselho Gestor da UC e coordenada pela Gerência de Áreas Protegidas do IEF em termo de cooperação técnica com a Associação Mineira de Escalada (AME). Durante este percurso, escaladores e gestores fazem diariamente um exercício de re-significação de alguns valores e conceitos que estão na essência de suas atividades. Para a comunidade escaladora, cabe entender que o ideal de liberdade, acesso e auto-regulamentação vem acompanhado de muita responsabilidade. Para os gestores, que tem na sua essência a conservação, cabe perceber que a visitação pública e a aproximação com seus visitantes são meios para alcançá-la. Um exemplo prático deste exercício tem relação direta com a missão do PESU que é a de: Proteger a memória contida no patrimônio natural e histórico-cultural representativo do Carste de Lagoa Santa, preservando a biodiversidade e a cultura regional associadas. Para nossa comunidade, entendemos que o PESU passa a proteger a cultura de montanha ao incluir a escalada em seu plano de manejo e consequentemente cumpre sua missão. Os resultados são positivos e consistentes e permitem visualizar para o futuro uma aproximação ainda maior entre parque e comunidade escaladora. Este relacionamento deverá atingir um nível tão alto de confiança mútua a ponto de tornarem mínimas as regras e máxima a conservação. Para finalizar agradecemos a todos que participaram e ainda participam deste marco histórico para o montanhismo mineiro."