segunda-feira, 16 de março de 2015

E você, sabe qual a origem do nome “Sumidouro”?

O Parque Estadual do Sumidouro está localizado nos distritos de Lapinha (Lagoa Santa), Fidalgo e Quinta do Sumidouro (Pedro Leopoldo).

Quinta é uma extensão de terra cultivada.

Sumidouro é a região do Anhanhonhacanhuva, terminologia indígena que quer dizer ”água parada que some no buraco da terra”. Quem conhece a região sabe que a lagoa do Sumidouro “some” em lindo e imenso paredão calcário, adornado por curiosas pinturas rupestres, e atinge o sistema subterrâneo de águas.

A Quinta do Sumidouro foi fundada no século XVII, nos anos de 1674 e 1675, sendo o seu nome original São João do Sumidouro.

Resolvendo permanecer na região enquanto não chegavam os suprimentos solicitados de São Paulo, Fernão Dias Paes Leme, bandeirante que busca ouro na região, escolheu nos arredores uma porção de terra fértil e iniciou uma roça de cereais, por isso o nome Quinta do Sumidouro.

Além de nossas riquezas naturais, arqueológicas, paleontológicas e espeleológicas, guardamos um bem muito precioso: nosso passado, nossa cultura. Prestigie-nos com sua visita!
 
 
 Foto: Recepção Casa Fernão Dias, Quinta do Sumidouro. Crédito: Evandro Rodney