quinta-feira, 24 de abril de 2014

Curiosidades sobre a “Barriguda” Ceiba Speciosa

Paineira Barriguda localizada na Trilha do Sumidouro
              A paineira conhecida popularmente como “barriguda” é uma árvore da família Malvaceae, a mesma do algodão. No Brasil a árvore pode ser encontrada nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. A paineira dependendo do ambiente em que está pode acumular água no interior de seu tronco ficando com o caule bastante inchado, daí o nome “barriguda”. Além do peculiar aspecto inchado do caule, a paineira também é conhecida por seu tronco espinhoso e suas flores de cor rosa forte que despontam a partir de meados de dezembro, prolongando-se até abril. A paineira é uma árvore típica de Floresta Semidecídua na qual 20 a 50% de suas árvores perdem suas folhas durante o período seco.
                     
            A “barriguda” é uma planta muito usada no paisagismo de áreas urbanas e também no reflorestamento de áreas degradadas devido ao rápido desenvolvimento das mudas após o plantio. A madeira desta árvore é bastante leve, mole e pouco resistente sendo muito utilizada na confecção de calçados, caixotaria, celulose e artesanato. Os frutos são cápsulas verdes que se abrem quando maduros, liberando boa quantidade de paina uma espécie de fibra fina e sedosa muito utilizada no preenchimento de travesseiros, almofadas, colchões e pelúcias.

                 A paineira é uma árvore tropical, mas tolera o frio, desde que não seja muito intenso. Deve ser cultivada em solos férteis irrigados a intervalos regulares, sempre sob sol pleno. 

Fontes: LORENZI, Harri. Árvores Brasileiras [volume 1]: Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. 5.ed. São Paulo: Plantarum, 2008. 384p.
www. greennation.com.br.