segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Conheça mais sobre o “pequi” famoso fruto do nosso cerrado!


          O “pequi” Caryocar brasiliensis, também conhecido como piqui, piquiá, pequerim, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, suarí dentre outros nomes, é um fruto nativo do cerrado brasileiro sendo o mais consumido e comercializado, e também o melhor estudado nos aspectos nutricional, ecológico e econômico. O fruto possui grande versatilidade sendo utilizado na culinária regional em diversos pratos como o arroz e frango com pequi, em conserva e como matéria prima para a produção de licores, sorvetes e ração para animais. A amêndoa (semente do pequi) que fica na parte interna do fruto produz óleo e também pode ser consumida in natura ou torrada e utilizada no preparo de paçocas, bolos, doces e pamonhas. A polpa do fruto tem o dobro de vitamina C de uma laranja e é rico também em vitaminas A, E e carotenoides. Tais fatores tornam o fruto um aliado no combate ao envelhecimento e na prevenção as doenças associadas à visão. Já a semente é utilizada na fabricação de um rico óleo que possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e gastroprotetora. 



Coleta sustentável do pequi saiba mais!


Pequizeiro no Parque Estadual do Sumidouro
          O pequizeiro é protegido pela lei 20.308, de 27 de julho de 2012 do Estado de Minas Gerais. A coleta indiscriminada do pequi, sem controle da quantidade afeta diretamente a produtividade e a diversidade natural da população de pequizeiros por isso, é importante saber como realizar esta coleta sem prejudicar a produção do fruto.
Algumas recomendações de boas práticas de coleta do pequi são:
·         Não derrubar o fruto da árvore, muito menos utilizar varas ou qualquer outro instrumento para isso;
·         Coletar somente os frutos caídos naturalmente. Estes, sim, estão no ponto de consumo;
·         Não devastar a cobertura vegetal debaixo e ao redor da planta; existem outros seres em convivência natural com ela, que dependem dessa cobertura;
·         Coletar frutos sadios, e deixar os frutos rachados ou abertos como reserva natural, para reprodução da planta e alimentação animal; se houver somente frutos sadios, deixe assim mesmo certa quantidade de reserva. Assim as sementes contidas no fruto poderão germinar e dar origem a novas árvores, evitando, dessa forma, a extinção do pequizeiro;
·         Somente leve os frutos. Não deixe nada que não pertença ao ambiente, como sacos plásticos não utilizados e outros tipos de lixo.

Fonte: Centraldocerrado.org.br.


Cerracatinga.org.br.