segunda-feira, 29 de julho de 2013

Inauguração da Lanchonete/Café e Ecoloja no Parque Estadual do Sumidouro


       Foi inaugurada no sábado dia 20 de julho, a Lanchonete/ Café e EcoLoja “Rupestre”, anexo ao Museu Peter Lund no Parque Estadual do Sumidouro. A Lanchonete/Cafeteria conta com cardápio variado que inclui: café tradicional de Minas, cappuccinos, café com drinks quentes e gelados, chás, cervejas e refrigerantes, água mineral, salgados, massas caseiras como lasanha e escondidinho de carne seca, sanduíche natural, creme de açaí, sorvetes e picolés de sabores naturais como mamão papaia, tamarindo, graviola, goiabada com queijo e demais opções. Na EcoLoja, encontram-se souvenirs ambientais/culturais proporcionando ao turista levar uma lembrança deste inesquecível passeio. 
         



quarta-feira, 24 de julho de 2013

Aceiros feitos no PESU

            Desde maio até julho deste ano, têm se desenvolvido o trabalho de aceiro no Parque Estadual do Sumidouro. Em maio, os aceiros começaram de forma manual pelos funcionários do Parque e em julho iniciou-se também o trabalho com a máquina de fazer aceiro por meio de parceria com a  Mineração Fazenda dos Borges.O aceiro tem como finalidade principal prevenir a passagem do fogo para a área de vegetação, evitando assim queimadas ou incêndios comuns com a chegada do período seco. As queimadas afetam negativamente a biodiversidade e a dinâmica dos ecossistemas, aumentam o processo de erosão, deterioram a qualidade do ar, provocam danos ao patrimônio público e privado, acarretando prejuízos para toda a sociedade, por isso, medidas como o aceiro é fundamental em áreas de preservação ambiental como o Parque Estadual do Sumidouro.

Máquina de fazer aceiro em parceria com Mineração Fazenda dos Borges.


Funcionários do PESU fazendo aceiro








quinta-feira, 18 de julho de 2013

            
Seca na Lagoa do Sumidouro se relaciona com  baixo regime de chuvas


           A Lagoa do Sumidouro, localizada na região de Fidalgo, encontra-se neste momento em um período de grande seca, provavelmente, devido ao baixo índice de chuvas registrado nos meses finais de 2012 até agora. Este fenômeno de secas e cheias da Lagoa é natural e histórico, há registros de um esvaziamento desta por um período de 8 meses nos anos de 1975-76 e por cerca de 2 meses nos anos de 1987-1988. Em 2008 a Lagoa do Sumidouro também secou consideravelmente, como se pode ver pela fotografia tirada na época. Já em 2011, que foi um ano com maior volume de chuvas a Lagoa esteve visivelmente mais cheia. 
           Esta famosa Lagoa conhecida por sua beleza fica em uma região denominada cárstica. O carste é um tipo de relevo formado pelo efeito corrosivo da água sobre rochas solúveis como o calcário, o que propicia o aparecimento de cavernas, sumidouros, depressões, dolinas e lagoas como a do Sumidouro. Devido às características peculiares da região cárstica, o volume das lagoas se associa diretamente a quantidade de chuvas. No carste podem ser formados depósitos subterrâneos de água (aquíferos), além de um sistema de transmissão que possibilita uma comunicação entre a água subterrânea e a superfície, e vice-versa. O sumidouro, presente na Lagoa de mesmo nome, é um exemplo de canal no qual a água superficial atinge o sistema subterrâneo. Como em 2013, até o momento, tem se registrado um índice de chuvas abaixo da média, os pontos de recarga do aquífero cárstico não foram abastecidos afetando diretamente esta Lagoa. Aproximando-se o período de chuvas espera-se o abastecimento dos reservatórios, rios subterrâneos e córregos que desaguam na Lagoa do Sumidouro, tendo como destaque o Córrego Samambaia, fazendo com que esta volte a encher.
        A beleza da formação da Lagoa do Sumidouro varia de acordo com as estações do ano, características peculiares são encontradas nos períodos de seca contrastando com os de cheia. Vale a pena destacar que a Lagoa serve de “ponto de parada” de aves migratórias, sendo que na seca temos espécies diferentes da época de cheia, inclusive presentes na lista de espécies ameaçadas de extinção do estado de Minas Gerais.


Fontes: BDMEP – INMET

Folder: Região Cárstica de Lagoa Santa: potencialidades, impactos ambientais e principais desafios. Belo Horizonte, 2013.

Plano de Manejo do Parque Estadual do Sumidouro. Encarte 2 - Análise da Região da Unidade de Conservação. Lagoa Santa – Pedro Leopoldo, Out, 2010.



Fotos: Lagoa do Sumidouro 2008: José de Castro Procópio.
          Lagoa do Sumidouro 2011/2013: Luísa Cunha Cota.

Foto da Lagoa do Sumidouro em 2008



Foto da Lagoa do Sumidouro em Dezembro de 2011 - Vista de Fidalgo
Foto da Lagoa do Sumidouro - Julho 2013

            


Lagoa do Sumidouro - Julho 2013

terça-feira, 16 de julho de 2013


Funcionários do PESU assistem palestra sobre o Projeto Voar



    Nos dias 11 e 12 de julho, os funcionários do PESU assistiram a uma palestra a respeito do Projeto Voar elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Conservação - WAITA em parceria com o IBAMA / IEF. Na quinta feira dia 11, a palestra aconteceu na Casa Fernão Dias e foi ministrada pelo biólogo Wander Ulisses Mesquita do Instituto WAITA. Na sexta feira dia 12, a palestra aconteceu na sede do Museu Peter Lund e foi ministrada pelo biólogo Mozart Garcia Junqueira Junior. O Projeto Voar tem como objetivo principal reabilitar papagaios da espécie Amazona aestiva provenientes de cativeiro e reintroduzi-los de volta à natureza. De acordo com Wander, o trabalho desenvolvido pelo projeto começa por uma avaliação física e comportamental dos papagaios visando avaliar em que estado o animal se encontra no momento em que chega ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Feita esta avaliação, os animais passam por um tratamento específico até adquirirem condições para serem soltos. Após a soltura, os papagaios são monitorados por meio de um sistema de rádios transmissores e visualização como forma de verificar se as aves estão realmente conseguindo se adaptar ao habitat natural.


O município de Pedro Leopoldo foi selecionado para ser uma área de soltura de papagaios verdadeiros (ASAS), cerca de trinta papagaios já foram soltos na Fazenda do Baú que fica na região de Fidalgo devendo ser monitorados por cerca de um ano. De acordo com Wander, a intenção é que se consiga por meio do Projeto Voar não apenas reintroduzir os papagaios de volta a seu habitat natural, mas ainda, dentro de um projeto de educação ambiental, conscientizar a população local da importância de se proteger este animal tão ameaçado pelo tráfico de animais silvestres.       
Toda comunidade pode contribuir com o Projeto Voar, segue agora alguma instruções: Comunicar sempre que avistar um animal do projeto, anotando sua localização, através de recado deixado em urnas localizadas no PE Sumidouro (Casa Fernão Dias), Padaria Pão da Hora (Lagoa do Santo Antônio) e Supermercado São Judas (Fidalgo). Incentivar a entrega voluntária de animais silvestres mantidos em cativeiro aos Centros de triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA/IEF. Entrar em contato, imediatamente, sempre que avistar um animal do projeto, machucado, debilitado, doente ou em locais inapropriados (dentro de residências, comércio,etc.), para que possa ser feito o resgate do animal. Telefones: (31)3555-6179 (IBAMA), 3916-9278 (IEF), 36898592 (PE Sumidouro), 97936321 (WAITA). Denunciar o tráfico e guarda ilegal de animais silvestres pelo telefone da linha Verde: 0800-618080.   



quarta-feira, 10 de julho de 2013

SEMAD contrata brigadistas para atuarem em regime 

temporário no PESU

No dia 08 de julho (segunda-feira), foi realizado processo seletivo na Casa Fernão Dias  visando à contratação de brigadistas em regime temporário de quatro meses para atuarem na Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Parque Estadual do Sumidouro. O processo seletivo foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD e participaram da seleção representante do setor de Recursos Humanos do SISEMA, Anderson Prado, além de Emiliana Santos e Fernando da Costa Domingos ambos representantes da equipe do Previncêndio. O gerente do Parque Estadual do Sumidouro, Rogério Tavares também esteve presente durante a realização das entrevistas coletivas. Os candidatos à vaga passaram por processo de avaliação compreendido por testes de capacidade de trabalho em equipe, iniciativa e comportamento proativo, conhecimento e domínio de conteúdo da área de atuação e habilidade de comunicação. Dentre as funções dos brigadistas destacam-se ações de sensibilização e orientação a proprietários rurais sobre efeitos dos incêndios florestais e sobre alternativas ao uso do fogo na produção agrícola; realização de rondas preventivas; atividades de combate aos incêndios florestais; apoio a queimas controladas autorizadas; trabalho na manutenção de equipamentos e instalações utilizados na prevenção e no combate dentre outras atividades relacionadas ao tema incêndios florestais e/ou socioambientais. De acordo com Anderson representante do RH, o interesse é de se contratar 6 brigadistas e 1 líder de brigada. A contratação desses profissionais se faz imediata devido à chegada do período seco, época em que se constata um aumento considerável de focos de incêndio nas Unidades de Conservação Ambientais de Minas Gerais.