segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Curiosidades sobre o exuberante brilho da Gruta da Lapinha

           

Espeleotema do tipo escorrimento famoso pelo brilho
              Misteriosamente, durante toda sua existência, o homem foi encantado pelo brilho das superfícies. O brilho é muito relevante para nossa civilização sendo muitas vezes utilizado como uma simbologia atribuindo a dado objeto um valor especial, seja nas cédulas holográficas, nos documentos oficiais ou até mesmo nas urnas mortuárias. Algo mágico ocorre com nosso subjetivo quando este se depara com o brilho. É um sentimento que nos remete à infância ou talvez ao ânimo para vida. De certa forma é uma energia sublime.           
                Na Gruta da Lapinha localizada no Parque Estadual do Sumidouro em Minas Gerais, podemos sentir o brilho em suas paredes carbonáticas, formadas em um tempo remoto. Há na Gruta, um espeleotema do tipo escorrimento, com cerca de 18 metros de altura. Este espeleotema apresenta em toda sua extensão um brilho esplendoroso que encanta os visitantes. 
                 De acordo com o técnico ambiental Phillipe Sales, a explicação para o brilho na Gruta da Lapinha se dá pelo fato de esta ser uma caverna carbonática, ou seja, formada principalmente por Carbonato de Cálcio (CaCO3) e tal mineral apresenta uma disposição molecular extremamente simétrica. Os átomos do composto químico em questão, quando somados, formam um sólido espacial romboédrico, em outras palavras, um “cubo de losangos”. Esses cubos somados formam uma superfície constituída por uma cadeia de cristais de calcita, que quando atingidos por luz, refletem de forma puntiforme, variando a incidência de acordo com o ângulo de visão do observador, causando lhe a sensação do brilho.
                O brilho dos cristais de calcita confere ainda mais exuberância a Gruta da Lapinha, famosa pelos salões e espeleotemas peculiares. A Gruta da Lapinha é um dos atrativos do Parque Estadual do Sumidouro e está aberta a visitação, venha conhecer melhor esta maravilha da natureza!
Maiores informações: pesumidouro.blogspot.com.br.
Fotos: Acervo/IEF.