terça-feira, 14 de maio de 2013

Alunos índigenas da UFMG visitam PESU
 
   O Parque Estadual do Sumidouro recebeu no dia 09 de maio/2013 a visita dos alunos do curso de Licenciatura Intercultural de Educadores Indígenas da UFMG - com habilitação em matemática. Todos os estudantes são indígenas e pertecem as etnias Pataxó (Barra Velha - BA) e Xakriabá (São João das Missões - MG).
   Realizada pela segunda vez no parque, a visita dos índios se justifica, segundo a professora responsável Vanessa Sena Thomasz, pela diversidade das informações, riqueza do relevo e vegetação e potencial de exploração de áreas de conhecimento da Arqueologia e Paleontologia.
 
 
   Vanessa afirmou ainda que a visita ao parque compõe as atividades curriculares da etapa letiva na UFMG e busca desenvolver vínculos territoriais do grupo de estudantes que vivem em regiões tão distintas com a região do entorno da universidade e explorar o pontencial local para aprofundamento em diversas áreas. "Considera-se também o potencial da região para a exploração dos componentes da flora e fauna que representam tanto o bioma cerrado como a Mata Atlântica. O acesso aos fósseis, pinturas rupestres e peças de cerâmica e outros artefatos, cujos estudos apontam a ocupação humana na região, em particular de tradição Aratu- Sapucaí e as marcas da exploração da região pelos Bandeirantes ajudam a compreender a ocupação histórica da região", afirmou a professora.
   Os alunos vistaram o Museu Peter Lund, a gruta da Lapinha, a trilha do Sumidouro, a Casa Fernão Dias e o Museu Arqueológico da Lapinha - o castelinho.
 
Como funciona o curso
 
   A formação de professores indígenas pela UFMG ocorre há mais de 10 anos, mas a criação de um curso regular, institucionalizado pela universidade, teve início em 2006, dentro do programa de expansão das universidades brasileiras - REUNI. O curso é exclusivo para estudantes indígenas, com entrada anual e funciona em regime de alternância.
   Semestralmente há etapas letivas realizadas na universidade e etapas letivas que ocorrem nas aldeias de origem dos grupos indígenas, quando os professores da UFMG deslocam-se para essas aldeias e desenvolvem lá as atividades acadêmicas. Há quatro habilitações neste curso: Ciências Sociais, Matemática, Ciências da Vida e da Natureza e Línguas, Artes e Literartura.