sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Projeto  incentiva plantio de árvores nas comunidades do entorno do PESU
 
   Plantar um milhão de árvores! Esta é uma das principais metas da ACER - Associação das Caminhantes da Estrada Real. Formada por aproximadamente 80 mulheres, o grupo promove, realiza e coordena caminhadas no Roteiro da Estrada Real. Durante todo o dia 20/2012, quinta-feira, elas estiveram nas comunidades do entorno do Parque, divulgando o Projeto Árvore é Vida ao lado de parceiros como o IEF, Emater, moradores locais e outros.
   O evento começou na Lapinha, onde foram entregues 500 mudas ao Receptur que, ficará responsável em distribuí-las aos moradores cadastrados. Pela manhã as caminhantes e colaboradores plantaram cerca 50 árvores. " Vamos entregar as mudas ao morador e a partir daí ele ficará responsável em cuidar da mesma. Fomos de casa em casa em busca de pessoas interessadas em realizar o plantio e a aceitação foi muito boa", disse Marta Machado Soares, uma das envolvidas no projeto.
   Na Quinta do Sumidouro foi plantado um Ipê Rosa na Praça Fernão Dias. A Presidente da Associação das Caminhantes, Maria Elvira Salles Ferreira, descreveu o momento como único e histórico. " Considero este momento muito importante porque estamos no distrito em que Fernão Dias, um homem conhecido em todo país, viveu e construiu uma história. Muito mais que plantar estas árvores, queremos passar essa consciência de cuidados e preservação para as crianças e todos que estiverem por perto de nós. Plantar árvores já virou um vício", ressaltou a presidente.
   Fidalgo também recebeu cerca de 500 mudas para serem distribuídas aos moradores. Entre as espécies foram distribuídas a Manacá da Serra, Quaresmeira Roxa, Quaresmeira Rosa, Pau Brasil, Ipê Rosa, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Ipê Roxo, Fromboyant Mirim, Canafistula, Acássia Imperial, Lofantera e Palmeira Real.
   Segundo Ilka A. Santana, funcionária da Emater e colaboradora no projeto a conscientização em prol do meio ambiente vai muito além do plantio. " Estamos começando com o plantio de árvores, mas, queremos mostrar também ao morador questões como os cuidados com o lixo e com tudo o que diz respeito ao embelezamento e manutenção do local em que vivemos", afirmou.
Ao todo as Caminhantes já promoveram o plantio de aproximadamente cinco mil árvores.