segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Como se cadastrar e habilitar sua empresa para ser fornecedor do Estado e participar de processos licitatórios.
 Parque Estadual do Sumidouro / Gruta da Lapinha



Visando um maior esclarecimento aos fornecedores interessados a participar do "Processo Licitatório para a exploração e uso das instalações comerciais do Parque Estadual do Sumidouro / Gruta da Lapinha", o blog do PESU oferece abaixo um "passo-a-passo" de como se cadastrar como fornecedor do estado de Minas Gerais, para que assim esteja habilitado a participar desta e de qualquer outra licitação.
Caso exista alguma duvida durante o processo, ou caso não consiga realizar os passos descritos abaixo, basta comparecer ou ligar para a Casa Fernão Dias (3661-8671) para possíveis esclarecimentos.
Abaixo encontra-se um resumo do processo, para o passo-a-passo mais detalhado e com todos os procedimentos, acesse: http://compras.mg.gov.br/images/stories/Fornecedores/2012/27-03-2012-dclc-manual-passo-a-passo-cadastro.pdf


1º passo: 
O primeiro passo é acessar o site www.compras.mg.gov.br (basta clicar no link) e levar o mouse até o menu "Cadastro de Fornecedores", disponível no canto superior esquerdo da tela (exemplo na imagem abaixo)
(Para ver a imagem nitidamente, clique sobre ela. Obs: Esta dica vale para todas as imagens)

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2º passo: 
Um leque de opções se abrirá. Agora clique na opção "Cadastro de novos fornecedores" (exemplo na imagem abaixo)

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3º passo:
Uma nova página se abrirá, pedindo o cadastramento de várias informações (nome, cpf, e-mail, etc.). É importante fornecer os dados corretamente, para não ocorrerem problemas com o processo. Obs: no campo "senha", você cadastrará a senha que usará para entrar neste site.
(Exemplo na imagem abaixo)


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4º passo:
Não feche a janela em que cadastrou suas informações! Em outra janela, abra seu e-mail e verifique se uma mensagem de confirmação chegou (caso não tenha chegado, aguarde alguns minutos). Abra esta mensagem o copie o código que recebeu.

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5º passo:
Vá à janela em que cadastrou suas informações (no 3º passo), e leve o mouse ao menu Representante, um leque de opções se abrirá abaixo. Vá à opção "Desbloqueio de senha" e clique sobre ela.
(exemplo na imagem abaixo)


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6º passo:
Uma nova janela se abrirá pedindo seu CPF, senha e código para desbloqueio de senha. No campo em que é pedido o código, forneça o número que chegou ao seu e-mail (o número que você copiou no 4º passo). Depois de preencher os campos corretamente, clique em "Desbloquear senha".
(exemplo na imagem abaixo)
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7º passo: 
Sua senha já está desbloqueada e agora você pode acessar o site e se cadastrar como um fornecedor do Estado. Para isso, vá à página inicial (www.compras.mg.gov.br) e leve o mouse ao menu "Cadastro de Fornecedores". Um leque de opções se abrirá, clique na 1ª opção "Acesso ao sistema - CAGEF".
(exemplo na imagem abaixo)


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8º passo:
Uma nova janela se abrirá, pedindo seu CPF e senha. No campo "senha", forneça a senha que cadastrou no 3º passo. Posteriormente clique em "Entrar".
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9º passo: 
Uma nova janela se abrirá, nela será feito o cadastramento dos dados de seu estabelecimento! Junte todos os documentos referentes à seu estabelecimento comercial, você precisará de vários dados (ex: CNPJ, Inscrição Estadual, Nome Fantasia, Nome dos Sócios, etc.). Após isso, vá seguindo os passos de cadastramento pedidos e conclua o processo.
Obs: Este é o passo mais demorado, requer atenção e paciência! Preencha todos os dados requeridos e seu cadastro estará feito. Agora você já pode vender e participar de licitações do Estado de Minas Gerais!