quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Professores da UNIFEMM realizam capacitação com funcionários do Parque e ACITA

   Os funcionários do Parque Estadual do Sumidouro e condutores da Associação de Condutores Itararé - ACITA, receberam no dia 13 de agosto/2012, segunda-feira, uma capacitação dos professores da UNIFEMM. Foram ministradas palestras de arqueologia e biodiversidade, ambas relacionadas a realidade da região. A capacitação faz parte do projeto Centro de Difusão do Conhecimento Científico - Tecnológico, que está sendo implantado no Parque.
  Segundo a professora Camila, o centro é um princípio que, depois de entregue, será mantido pelos condutores e funcionários da unidade. "O nosso objetivo é que vocês possam difundir o conhecimento histórico e que é gerado na unidade, para a comunidade local".
    Voltado para a questão da Educação Ambiental os integrantes do projeto vêm trabalhando na reorganização da biblioteca, criação de um banco de dados para acesso a todas as publicações dos pesquisadores que atuam no PESU, capacitação de professores e condutores, desenvolvimento de oficinas didáticas (serão permanentes e voltadas à comunidade e turistas), elaboração de 10.000 cartilhas informativas e outros.
   Todas as capacitações que estão sendo realizadas visam preparar os condutores e funcionários para tomarem conta do projeto, a partir do momento em que, ele estiver pronto e for entregue ao Parque. "O Centro de Difusão é uma ferramenta a mais que será usada na Educação Ambiental", afirmou o aluno Matheus.
   Na segunda parte do dia, os condutores, funcionários e professores finalizaram a capacitação na Trilha do Sumidouro.

Escrito por: Marianita Saraiva
Fotos: Marianita e Luisa Cota