quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Ciclo de Palestras 

   Os funcionários do Parque Estadual do Sumidouro e convidados participaram na manhã desta quinta-feira, 23 julho/2012, de mais um encontro promovido pelo projeto Ciclo de Palestras do PESU. A palestra foi ministrada pelos pesquisadores Paula Nóbrega, José Eugênio Cortes Figueira e Janaína Aguiar e abordou o seguinte tema: "As aves aquáticas associadas à Lagoa do Sumidouro e outras lagoas temporárias da APA Carste de Lagoa Santa". 
   O projeto que teve início em setembro de 2011 tem como principal objetivo associar as aves com as lagoas pesquisadas, ordenar e identificar as espécies encontradas e apontar estratégias para preservar as mesmas. Segundo a pesquisadora Paula a região da APA Carste possui em toda sua área um total de 40 lagoas, sendo que, 19 foram escolhidas para serem estudadas incluindo a do Sumidouro. As lagoas foram e selecionadas levando em consideração a característica de serem temporárias e a menor incidência de impactos.
   Ao longo das pesquisas foram realizadas cinco campanhas onde foi feito o inventário das lagoas e aves. Segundo Paula foram encontradas em toda a APA 36 espécies de aves aquáticas sendo três migratórias (vindas do hemisfério sul) e duas vulneráveis (que podem entrar em extinção se seu habitat for alterado), são elas: o colhereiro e a cabeça seca. Das 36 espécies encontradas, 30 estão presentes na Lagoa do Sumidouro, uma é migratória e uma vulnerável. Ao final foi realizada uma atividade prática na Lagoa para os participantes identificarem as aves presentes.

Escrito por: Marianita Saraiva
Fotos: Luisa Cota