sexta-feira, 25 de maio de 2012


Parque Estadual do Sumidouro

     O Parque Estadual Sumidouro foi criado no dia 03 de Janeiro de 1980, através do decreto estadual número 20.375 e tem como objetivo principal, preservar todo o patrimônio cultural e regional da região, além, de promover ações de educação ambiental e o ecoturismo. Com área de aproximadamente 2.004,00 ha., a Unidade de Conservação (UC) está situada ao norte da região metropolitana de Belo Horizonte, alcançando os municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo.
     Gerido pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas) o Parque Estadual do Sumidouro é caracterizado como Unidade de Proteção Integral, o que significa preservar toda natureza e demais riquezas, sem a permissão do uso direto dos recursos naturais. Ao todo são cadastradas no Parque 53 Cavernas e 157 sítios arqueológicos.Caracterizada como uma região cárstica, a unidade possui um belo conjunto de lagoas, surgências, sumidouros, um relevo composto por paredões, torres,além de suas belas grutas. A UC ainda é composta por fauna, flora e registros de memória cultural de grande riqueza. 
     O Parque é composto por atrativos como a Lagoa e a Lapa do Sumidouro com pinturas rupestres de milhares de anos e sítio arqueológico de importância mundial escavado pelo naturalista Peter Wilhelm Lund no século XIX. A gruta da Lapinha e as trilhas interpretativas também são uma boa opção para o turista.
Flora
     A cobertura vegetal no Parque Estadual do Sumidouro é composta pelo bioma: transição da mata atlântica para o cerrado.
     O cerrado é caracterizado por árvores que variam de 5 a 8 metros de altura. Suas espécies mais conhecidas são o pequi, pau-terra, sucupira e cagaita. Muitas espécies características da região possuem o afloramento da vegetação sobre o calcário como: aroeira, paineiras e outras.
     Árvores de até 20 metros são encontradas nas bordas dos afloramentos calcários e das dolinas como: jequitibá-branco, pau ferro e outras. Pode-se encontrar ainda, espécies típicas da caatinga brasileira como o mandacaru e as bromélias que nascem sobre as áreas rochosas mais densas.

Fauna
     A fauna presente na região do Parque Estadual do Sumidouro é bastante diversificada. Composta por 132 espécies de aves e 42 espécies de mamíferos, a região local também se tornou o habitat de aves que hoje, são ameaçadas de extinção em todo o estado de Minas Gerais, como o colhereiro. O Maguari, a Águia-chilena e a cabeça-seca são aves consideradas raras no estado de Minas e são encontradas na região. 
     As aves garcinha, biguá, urubu, gavião, seriema, beija-flor, pica-pau branco e irerê também são espécies que representam a fauna local. Entre os mamíferos, 13 espécies terrestres foram encontradas no Parque, se destacando o gambá, o sagüi, o tatu e a lontra. Dos animais de maior porte são encontrados na região o veado catingueiro, a onça pintada e a onça parda. Nas diversas espécies, incluindo os roedores, carnívoros e outros, destacam-se ainda micoestrela, raposa, tatu-peba, coelho, tamanduá-de-colete, os répteis jibóia, cascavel e jararaca.


Atrativos para visitação
Oito atrativos do Parque são abertos ao ecoturismo:
- Casa Fernão Dias;
- Gruta da Lapinha;
- Trilha da Travessia;
- Mirante do Sumidouro;
- Gruta da Macumba;
- Escalada (permitida apenas para pessoas que possuem prática no esporte e seu próprio equipamento);
- Trilha do Sumidouro;
- Circuito Lapinha.
Mais informações:
Contato: (31) 3661-8671
Email: pesumidouro@meioambiente.mg.vo.br
Horário de visitas: As visitas devem ser agendadas com antecedência. São realizadas de terça a domingo, de 9:00 às 16:30.
Endereço: Rua Fernão Dias - 10
Quinta do Sumidouro - Pedro Leopoldo