sexta-feira, 25 de maio de 2012



Equipe do PESU visita o Salão Mineiro de Turismo e prestigia artesãos da comunidade do entorno da UC 

     Funcionários do Parque Estadual do Sumidouro estiveram na sexta feira 18, no 4º Salão Mineiro de Turismo, em Belo Horizonte, para prestigiar o trabalho exposto dos artesãos, da comunidade do entorno do parque.
   Convidados pelo Circuito das Grutas, quatro expositores representantes da região da Lapinha, Fidalgo e Quinta do Sumidouro, participaram pela primeira vez do evento. Apresentaram os seguintes produtos: utensílios em madeira, cerâmica e pedra (artesã Cíntia Aparecida Pires Calisto), madeiras esculpidas (artesão Vicente Maurício da Silvia), chaveiros de madeira com temas rupestres (artesão Emerson Charlles de Oliveira) e sabonetes com temas rupestres (artesã Cássia de Paula Soares).
   Os artesanatos foram escolhidos para compor o espaço “Salão Nossas Riquezas – Comercialização do Artesanato”, Região Coração das Gerais.
   A artesã da Oficina de Fidalgo, Cíntia Aparecida, afirmou ter gostado da experiência. “Gostei de ter participado do evento. Apesar de não ter vendido o esperado, foi uma ótima oportunidade para mostrar o nosso artesanato”.
    A monitora ambiental Érika Aparecida destacou ainda a importância de se participar de um evento como este. " O Salão Mineiro de Turismo abre portas e é uma vitrine para os participantes. Pessoas do Brasil inteiro passam por esse evento".
   Para a funcionária do parque, Andréa Maria, o evento é uma grande oportunidade para que artesãos e pequenos empreendedores possam mostrar o seu trabalho para um público bem diversificado e de várias regiões. 
   Os trabalhos ficaram expostos nos dias 18 e 19, no Minascentro. Os artesãos, fazem parte do Cafofo Café com Arte, espaço criado por 18 moradores das três comunidades citadas a cima.
   
O Cafofo fica na Rua Guilhermina Pereira de Freitas, 739 – Lapinha / Lagoa Santa.
Contatos: (31) 3689-8291 / 3661-8603 / 96947665